BLOG
as últimas novidades

Perguntas Frequentes

Categoria Perguntas Frequentes Postado por Natália Giacometti

É comum aparecer algumas dúvidas sobre as práticas da organização e como funciona o serviço.
Espero que as perguntas e respostas ajudem, mas por favor me avise se você tiver alguma dúvida. Vocês podem me escrever aqui pelo site na opção contato e podemos conversar sobre o tema.


Qual a diferença entre organização de interiores e personal organizer?
Esta dúvida esteve presente comigo desde quando iniciei meus primeiros trabalhos de organização. O termo personal corresponde a uma atividade guiada e orientada por um profissional que possui um conhecimento específico. Baseada na minha prática profissional, a organização é mais ampla e não se limita apenas a este formato de trabalho. As orientações sobre como organizar faz parte de um tipo de serviço, mas não se restringe a ele. Trabalharei como personal organizer quando a demanda do cliente for a de aprender a realizar as tarefas.

Por que contratar uma profissional da organização?

A organização é um processo que tem começo, meio e fim. Não é uma tarefa aleatória que nos propomos a fazer em um sábado a tarde. Ela é rigorosa em suas etapas. Quando não se tem um apoio profissional é muito fácil perder o foco e deixar a tarefa incompleta. Por isso, encarar de maneira séria a organização requer comprometimento também de quem contrata o serviço.

Eu preciso estar presente durante a organização?
Depende da sua disponibilidade. O trabalho pode acontecer de maneira independente, mas sim, é muito importante você passar pelas etapas do processo. É trabalhoso e pede envolvimento dos moradores para se tornar uma oportunidade de reflexão sobre a atual demanda. A organização depende de tomada de decisão, desde sobre o que será doado ou não, até sobre algumas mudanças internas da casa. São decisões muito pessoais. Muitas tarefas eu posso realizar sozinha, mas para outras preciso de você.

Como é o processo de organização?
Alguns princípios são gerais. Separar e categorizar é o começo de tudo. Fazer a triagem do que é importante manter na casa e o que será descartado é também parte das tarefas. Periodicamente, é necessário uma revisão de tudo que se tem. Alguns objetos se tornam memórias da família, mas é importante escolher o que realmente tem utilidade. Depois avaliamos a capacidade de armazenamento dos armários e do ambiente para decidir como guardar e os critérios de organização adequados para cada situação.

Como se define o formato do projeto de organização?
O formato do trabalho depende de definir quais ambientes da casa serão organizados e como já indiquei, da tomada de decisão do cliente. Se o cliente participa do processo e encaminha as doações, faz escolhas e imprime as suas preferências, o trabalho tende a fluir melhor e mais chances de se tornar eficaz, prático e adequado ao dia a dia dos moradores e família. O projeto é sempre personalizado, no sentido que considera as preferências de cada um.

Quanto tempo dura um projeto de organização?
O padrão é realizar diárias de 6 horas, um dia a após o outro. Raramente é possível realizar um projeto em apenas um dia. Algumas vezes definimos etapas para intercalar com outros serviços domésticos, como limpeza/lavanderia, entrega de compras, etc. A duração leva em conta o atual estágio e grau de desorganização, tamanho dos ambientes, entre outros.

Como é cobrado o serviço?
Conto com uma entrada de um dia de trabalho para formalizar o contrato de serviço. A estimativa de dias é uma referência para fazer a programação do ritmo do trabalho. Se a demanda da casa for maior que o estimado e necessitar de mais tempo para realizar, a proposta é reavaliada para dar continuidade ao projeto.

E se eu cancelar o agendamento?
Podemos remarcar a data para os próximos dias; a entrada é intransponível.

E se eu me sentir intimidado com a situação da minha bagunça?
Você pode dar início como uma maneira de retirar objetos muito pessoais e que possam não te deixar a vontade com a exposição.Em relação a bagunça propriamente dita, ela faz parte do processo de organização e é importante eu identificar alguns hábitos para poder propor soluções práticas e adequadas para o seu jeito de se relacionar com o ambiente.

O que eu preciso fazer para preparar minha casa para a sua visita?
Esta não tem que ser sua preocupação neste primeiro momento. Como disse na pergunta anterior, é importante eu perceber o que não está funcionando para propor as mudanças necessárias. Se for possivel, fazer uma revisão de coisas que podem ser descartadas e encaminhar para doações, antecipa sim esta etapa. Muitas vezes exatamente nisso está a dificuldade da pessoa, em entrar em contato e destrinchar toda a bagunça. A minha ação começa por ai para facilitar e programar as ações. No caso de mudanças, o principal é desembalar as caixas e descartar os excessos das embalagens. Este lixo polui visualmente e dificulta a visualização de todo o conteúdo para a organização.

Best,
NG

Deixe seu comentário sobre este post

Comentários

Nome: Lyss Dayanne Rodrigues de Azevedo
07/06/2016

Natália já te acompanho há algum tempo no instagram e amo. O site está perfeito, muito lindo! Aguardo ansiosamente novas postagens! Beijinhos

VEJA TAMBÉM
mais posts

ornament