BLOG
as últimas novidades

A filosofia de Marie Kondo

Categoria Organizer Postado por Natália Giacometti

Marie Kondo é o maior sucesso e a mais atual referência quando se trata de transformar vidas a partir da organização de ambientes. A tradução para o português usou muito a palavra arrumação, enquanto que o que ela propõe é uma atitude planejada, radical e definitiva. A arrumação não depende de critérios e é feita intuitivamente. A proposta dela é totalmente diferente!

Ela é japonesa e depois de testar pessoalmente inúmeras formas de se desfazer da bagunça e alcançar os efeitos da organização, ela percebeu que o processo tem que ser em sua essência radical para surtir o impacto necessário para convencer a pessoa sobre os benefícios de ter se empenhado na causa declutter, que seria se livrar do que não é necessário. Nas palavras dela, ficar somente com o que spark joy.

O método KonMari é basicamente fazer o declutter por categorias e não por ambientes, como reconhecer o que desperta alegria, como encher sua casa com coisas alegres, como armazenar essas coisas, e caso nos traga um sentimento não agradável, como devemos nos desfazer dele e por último, sermos gratos pelo que desapegamos.

Marie Kondo estabeleceu uma sequência para o declutter que consiste em partir dos itens mais fáceis de desapegar até aqueles mais difíceis, com maior valor sentimental. Quando começamos pelo mais fácil, ao chegar no final já estamos mais desapegados e conseguimos lidar melhor com itens mais sentimentais. Assim como ilustrado abaixo.



O primeiro livro The Life-Changing Magic of Tidying Up foi apenas uma introdução à filosofia radical de Kondo, o novo , Spark Joy: An illustrated Master Class on the Art of Organizing and Tidying Up vai fundo em detalhes. Este segundo volume é um guia ilustrado para ajudar os leitores a implementar a filosofia do primeiro. As ilustrações em todo o seu novo livro ajuda a esclarecer as idéias de Kondo, por exemplo, como dividir suas gavetas de escritório e como lidar com dobras difíceis de camisolas, parkas, casacos volumosos, e até mesmo roupas íntimas.


Encontrei este vídeo super bacana sobre a experiência com Marie Kondo em casa. Vejam que bacana!


Gente, vocês já devem conhecer a Jout Jout; eu me divirto a bessa com ela. Aqui ela deu um super depoimento sobre como ela interpretou todas as lições da Marie Kondo, e traduziu muito bem toda a mensagem de que cuidar dos nossos objetos pessoais deve ser, em sua essência, um exercício de gratidão.



Como está escrito na primeira página do livro, "A vida realmente começa somente depois que você coloca a casa em ordem."
Enfim, Kondo propõe uma metodologia radical bastante eficiente: uma casa, e um novo estilo de vida é resultado inevitável que sparks joy!

Best,
NG

Deixe seu comentário sobre este post

VEJA TAMBÉM
mais posts

ornament